DIABETES E CORONAVÍRUS (COVID-19)

person washing hands

Para aproveitar esse período de confinamento compulsório resolvemos abordar alguns tópicos de interesse para os pacientes com DM2.

É sabido que os idosos e portadores de doenças crônicas são o grupo de maior risco quando infectados pelo COVID-19.

Apesar disso, os diabéticos não devem ficar em pânico, afinal essa é uma situação já conhecida da pessoa com diabetes.

De maneira geral, os diabéticos que apresentem um pior controlo metabólico estão mais sujeitos à complicações, ou seja, têm um risco aumentado em situações mais comuns, como as infecções respiratórias (resfriados, gripe comum, pneumonias) e urinárias (cistites, uretrites e infecção urinária com atingimento renal).

Nessas situações também pode ocorrer uma piora do controlo glicêmico, com elevação das glicemias (tanto em jejum, quanto pós-prandiais).

Daí a importância de um bom controlo glicêmico. Pacientes que já tenham um comprometimento da função renal têm um risco acrescido.

O objetivo de manter as pessoas dentro de casa é reduzir o número de contágios, pois não há maneira de impedir que o vírus cause doença quando a pessoa é infectada.

Somente com uma vacina é que poderemos estar imunes. Vários países estão investindo no desenvolvimento de uma vacina, mas isso sempre leva tempo.

Tratamentos com drogas antivirais, antibióticos e antimaláricos estão sendo tentados, mas ainda não se têm resultados que possam ser aplicados à todos os doentes.

Assim, a melhor forma de evitar a doença é prevenir o contágio.

Aqui vão algumas dicas:

  • Fique em casa o maior tempo possível

  • Se tiver que sair para fazer compras ou ir a uma farmácia, use máscara, se as tiver, dentro dos locais fechados (não é necessário usar ao ar livre)

  • Não use luvas – elas causam uma falsa segurança, pois ninguém ficará doente por tocar com as mãos numa superfície contaminada pelo vírus, mas sim se colocar a mão em contato com a boca e nariz. Já vi muitas pessoas coçando o rosto ou mexendo no cabelo com luvas!Sem luvas você saberá que as suas mãos podem estar infectadas e evitará colocá-las no rosto. Então, lave sempre as mãos ou utilize desinfetantes, com álcool gel, quando não puder lavar as mãos.

  • Ao entrar em casa, tire os calçados e utilize um chinelo para andar dentro de casa, pois a sola dos calçados pode estar contaminada. Lave as mãos antes de fazer qualquer outra coisa.

  • Pedure o casaco utilizado na rua num local em que não entre em contato com a sua roupa limpa. Não é necessário lavá-lo cada vez que usar, basta evitar que haja contominação da roupa utilizada dentro de casa.

  • Lembre-se que chaves, maçanetas, botões de elevador podem estar contaminados. Lave as mãos sempre que entrar em casa e use álcool gel ao sair de casa.

  • Evite usar bolsas ou carteiras. Coloque os documentos e cartões bancários necessários dentro de uma pequena bolsa plástica, que possa ser desinfectada com facilidade com aplicação de álcool ou lixívia.

  • No supermercado, utilize sacos plásticos para colocar as compras. Evite usar sacolas que serão difíceis para serem descontaminadas. O saco plástico utilizado pode virar saco de lixo. Lave as mãos!

  • Ao comprar frutas, lave-as ao chegar em casa.

  • Não utiliza copos descartáveis para beber água fora de casa, leve uma garrafa plástica com você.

Se você tiver alguma dúvida com relação ao controlo do seu diabetes e não conseguir contactar seu médico assistente, entre em contato com a gente.

Tentaremos ajudar como pudermos nesse desafio que é enfrentar e vencer essa  pandemia.

Dr. Ivan Ferreira e Enf. Liane Mazzer.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.