
Photo by Thanakorn Phanthura on Pexels.com
Final de ano é sinônimo de festas. São as confraternizações do trabalho ou da escola, são as comemorações do Natal e do Ano Novo… enfim, tudo envolve comida e bebida e, também, sair da rotina.
Complicado para a pessoa com diabetes? Nem tanto.
É só preciso tomar alguns cuidados e, depois, aproveitar as festas, que afinal de contas devem ser muito mais que, apenas, comida e bebida, não é?
Veja nossas dicas e divirta-se!
1- Tenha sempre lanches saudáveis
Procure manter a sua alimentação próxima aos seus horários de rotina. Tenha sempre algum lanche de reserva para o caso de haver atrasos nas refeições. Além de alimentar-se na hora certa e manter os horários da medicação, certamente terá menos fome na hora da refeição, facilitando sua escolha e quantidade dos alimentos a serem ingeridos.
2- Equilibre os carboidratos
Caso, algum dia, queira comer ou experimentar algum tipo de alimento que poderá elevar sua glicemia, procure, nessa refeição, reduzir na quantidade ou mesmo eliminar, outros alimentos que também têm essa característica, como pães e batata, por exemplo. Também procure comê-los após a refeição ou após comer uma porção de salada ou vegetais.
3- Vegetais são bem vindos!
Coma as saladas e vegetais antes, procure comer e mastigar com calma. Somente depois se sirva com os outros alimentos da mesa. Isso fará com que você tenha menos fome quando escolher os outros alimentos, além de ajudarem na digestão, retardando a elevação da glicemia.
4- Dance, caminhe, mexa-se!
Aproveite todas as oportunidades para manter-se ativo. Exploração das cidades a pé ou de bicicleta, caminhadas na natureza, utilizar escadas em vez do elevador, podem ajudar a equilibrar alguns pequenos “desvios” da alimentação durante as férias.
Procure caminhar sempre após as refeições, mas principalmente, após àquelas em que perceber que saiu um pouco da sua rotina em relação às quantidades e aos tipos de alimentos.
5- Saiba como ajustar a medicação, se necessário.
Verifique sua glicemia mais frequentemente que o habitual e faça os ajustes de medicação necessários, segundo a orientação prévia do médico.
Veja mais informações