imagem do site https://www.afrezza.com/
Já foi anunciado o lançamento da nova insulina inalável no Brasil. Em breve a Afrezza (o nome comercial da insulina) poderá ser receitada para as pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 que necessitem de tratamento com insulina de ação rápida.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou no dia 3 de junho(03/062019) aprovação do registro e comercialização da insulina no Brasil.
Como funciona a insulina inalável?
É uma insulina de ação rápida, mas em vez da aplicação com uma agulha, em uma região subcutânea do corpo, a insulina Afrezza é inalada.
A insulina vem sob a forma sob pó (microesferas com a insulina) dentro de um cartucho. Para aspirar a insulina a pessoa irá encaixar o cartucho em um inalador e colocá-lo na boca. A inalação é feita pela boca.
Existem três tipos cartuchos com dosagens diferentes:
- Cartucho azul: 4UI
- Cartucho verde: 8UI
- Cartucho amarelo: 12 UI
imagem do site https://www.afrezza.com/
Após a inalação a insulina vai para os pulmões e é rapidamente absorvida para a corrente sanguínea (em menos de 1 minuto, segundo o fabricante).
Essa rapidez para entrar na corrente sanguínea permite uma redução da glicose em cerca de 12 minutos, após ter sido inalada, o que pode facilitar o controle da glicemia no período das refeições.
Por exemplo, no caso da insulina rápida subcutânea é necessário aplicá-la cerca de 15 minutos antes da refeição, mas se, por algum motivo, houver um atraso para se alimentar você poderá ter uma hipoglicemia, porque por volta de 30 minutos após a aplicação a glicose no sangue começará a ser reduzida.
No caso da Afrezza você poderá inalar a insulina quando, realmente, estiver prestes a comer evitando preocupações para prever o horário exato da alimentação.
O efeito da insulina permanece no organismo por um período de uma hora e meia a 4 horas, de acordo com a dose inalada.
Será o fim das agulhas para a aplicação das insulinas?
Infelizmente, ainda não. Porque continua sendo necessária a aplicação da insulina de ação basal que é usada para manter a pessoa com um nível mínimo de insulina (nível basal), durante todo o dia.
Veja mais sobre os tipos e a ação das insulinas, clic no link abaixo https://diabetesemduvida.com/2016/03/04/entendendo-o-uso-de-insulina/
A Afrezza, insulina inalável, foi liberada para uso pelo FDA ( Food and Drug Administration), nos Estados Unidos em 2014 e agora, a 03 de junho, a ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o seu uso também no Brasil.
Na Europa permanece em estudo, sem aprovação para o uso, até o momento.
Quem não deve usar Afrezza?
- Pacientes com problemas pulmonares
- Pessoas com asma
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
- Fibrose pulmonar
- Fumantes ou pessoas que pararam de fumar há menos de seis meses
- Menores de 18 anos, já que o produto não foi estudado em pacientes desta faixa etária