TRATAMENTO DAS HIPOGLICEMIAS COM GLUCAGON EM PÓ – USO NASAL

GLUCAGON-PÓ-DIABETES

No início de 2016 publicamos um post sobre o glucagon em pó, um novo tratamento para as hipoglicemias (baixo nível de açúcar no sangue) graves.  Agora uma nova notícia (junho de 2017) vem anunciar que provavelmente em 2018 o glucagon em pó, finalmente, estará disponível para venda!

O glucagon é um hormônio produzido pelo pâncreas e que tem como uma das suas funções estimular o fígado e músculos a liberar glicose para o sangue.

Atualmente ele existe somente na forma injetável , o que exige um certo conhecimento da técnica de aplicação e “sangue frio” da pessoa que vai ajudar o diabético, o que convenhamos, não é algo simples numa hora de stress. Por isso, muitos diabéticos com hipoglicemia grave não são atendidos a tempo e da forma adequada.

A grande vantagem da “nova” medicação, o glucagon em pó, é a sua forma de administração. Segundo os estudos, 95% das pessoas que usaram o “novo glucagon” o consideraram muito fácil de administrar!

As pessoas com diabetes precisam manter equilibrado o seu nível de glicose (açúcar ) no sangue com a ajuda de uma alimentação saudável, atividades físicas e, quando necessário, medicação e insulina.

Durante o processo para manter o diabetes controlado pode haver também uma queda maior dos níveis de açúcar no sangue a : hipoglicemia.

Existem vários motivos para que isso aconteça como, por exemplo, a falta de alimentação, exercícios físicos inadequados ou excesso de medicação.

O corpo e o cérebro necessitam de energia para funcionarem adequadamente e uma das suas principais fontes de energia é a glicose (açúcar).

Quando os níveis de glicose no sangue estão baixos podem surgir vários sintomas que mudam de pessoa para pessoa. Algumas podem queixar-se de fome outras, transpirar mais do que o normal, enxergar mal, dizer coisas sem sentido, ficarem irritadas ou confusas, por exemplo.

A hipoglicemia deve ser sempre tratada e, o mais breve possível. Quando não tratada pode tornar-se um problema grave, levando a perda de consciência, convulsões e coma.

O Centro de Controle de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, estima que são atendidas nos hospitais daquele país cerca de 300.00 pessoas por ano com hipoglicemia grave.

Muitas dessas situações poderiam ser evitadas se o glucagon fosse administrado adequadamente, mas conforme o Dr. Joel Zonszein, diretor do Clinical Diabetes Center (Montefiore Medical Center, New York), isso raramente é feito. Mesmo quando a medicação está disponível e os familiares ou cuidadores foram treinados para aplicá-la.

Afinal ter que preparar a medicação numa situação de ansiedade e injetá-la em uma pessoa que muitas vezes está tendo convulsões ou inconsciente pode ser muito assustador!

Nesse sentido o glucagon em pó vem atender uma necessidade importante no tratamento de emergência das hipoglicemias graves, que é quando ele deve ser usado. O glucagon não precisará ser inspirado ou inalado, mesmo porque as pessoas com hipoglicemia grave não tem condições de o fazer.

Segundo a Lilly, a empresa que já produz o glucagon injetável e está desenvolvendo o ” glucagon em pó,  a nova medicação virá num pequeno frasco para uso único. Para utilizá-lo será necessário pressionar um local na parte de baixo do frasco e o glucagon será liberado, num pequeno sopro (puff) e absorvido na região interna do nariz, não é necessário que a pessoa o inspire.

De acordo com os estudos, após a administração do glucagon em pó, cerca de 96% dos casos de hipoglicemia, retornam aos níveis de glicose normais em até 30min.

Quanto aos efeitos colaterais, foram observados alguns semelhantes aos do glucagon injetável, como náusea e vômitos e outros, como dor de cabeça e irritação nasal, que desaparecem em menos de uma hora

A Lilly espera que em 2018, após a aprovação pelo FDA ( Food and Drug Administration), a medicação esteja disponível para a venda, inicialmente nos Estados Unidos e, em seguida, nos outros países.

Embora não haja ainda previsão em relação ao seu preço,  é possível que o glucagon em pó não seja barato. Mas, apesar disso, está sendo muito esperado pelas pessoas com diabetes tipo 1 e seus cuidadores ou familiares.

https://www.clinicalresearch.com/healthday-news/2017/06/13/for-diabetics-nasal-powder-fixed-severe-low-blood-sugar

https://www.summitmedicalgroup.com/healthday/art

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s