JOGOS OLÍMPICOS 2016 – UMA INSPIRAÇÃO

OLIMPÍADAS-DIABETES

No dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, Brasil, terão início os jogos da XXXI Olimpíada, na qual serão disputadas 28 modalidades. Um grande encontro esportivo onde o espírito de superação é uma das principais motivações.

Jogos Olímpicos, esportes em geral e diabetes, o que eles tem em comum?

Muito! A prática de uma atividade física faz parte do tratamento do diabetes. O exercício físico melhora a ação de insulina no organismo, diminui os níveis de glicose no sangue, ajuda a manter ou reduzir o peso e causa bem-estar.

Os atletas sabem que para atingir seus objetivos têm que manter disciplina em relação à alimentação, à prática da atividade física, aos horários e, principalmente, manter uma “atitude mental” positiva, onde os resultados ruins não devem significar fracassos e sim, a necessidade de corrigir as falhas, fazer alguns acertos e tentar de novo!

Esse tipo de comportamento é muito importante para facilitar o enfrentamento  das dificuldades com o diabetes.

Embora a pessoa com o diabetes tipo 1 ou tipo 2 deva praticar atividades físicas, imaginamos que muitas dessas atividades não são recomendadas, principalmente, aos diabéticos que usam insulina no seu tratamento. Afinal, é necessária uma constante vigilância em relação à manutenção do equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, por meio de testes de glicemia, aplicação de insulina quando necessário e alimentação adequada às variações da glicose no sangue.

JOGOS-OLIMPICOS-DIABETES

Tudo isso parece incompatível com alguns esportes. Será possível a pessoa com diabetes realizar seu desejo de praticar uma atividade física mais intensa ou até mesmo ser um atleta?

 

Sim, é possível! Na realidade existem vários atletas que foram diagnosticados com diabetes e continuaram a competir. Outros, ainda, que já eram diabéticos antes de iniciar a prática de exercícios físicos.

O que todos eles têm em comum é a vontade de fazer o que gostam e, para isso, enfrentar o desafio.

Desafio esse que consiste em persistir na busca do melhor desempenho físico e glicêmico. Para isso é  essencial o acompanhamento por  profissionais qualificados, médico, equipe de saúde e preparador físico, que irão, juntamente com o esportista com diabetes, definir a melhor estratégia para alcançar os seus objetivos.

No mundo inteiro, como no Brasil,  existem vários exemplos de pessoas que praticam esportes apesar de terem diabetes. Pessoas comuns que, com sua determinação e disciplina, nos mostram que é possível manter uma vida saudável e, até mesmo, mais ativa que a da maioria das pessoas.

DIABETES-ESPORTES

É claro que, se você não é adepto à prática de exercícios físicos mais intensas, existem muitas opções para manter-se ativo, que colaboram para seu bem estar físico e psicológico. Praticar yoga, tai-chi, fazer caminhadas, dançar ou praticar jardinagem podem ser exemplos de atividades divertidas e estimulantes.

Porém, se você gostaria de praticar algo mais, selecionamos aqui alguns links brasileiros e estrangeiros onde várias pessoas com diabetes descrevem suas surpreendentes experiências na prática de esportes que, normalmente, acreditamos não serem acessíveis aos diabéticos, além de dicas de profissionais especializados nos treinos dessas atividades.

Se você tem diabetes e ainda não pratica nenhum esporte, inspire-se nos Jogos Olímpicos, nas experiências incríveis dos atletas dos blogs abaixo. Siga em frente!

http://novaequipe.com/

http://diabetesedesportes.com.br/2014/

http://www.horadotreino.com/

http://www.runsweet.com/DiabetesAndSport.html

http://integrateddiabetes.com/athletes-with-type-1-diabetes/

Veja, também, mais informações sobre  Atividades Físicas e o Diabetes

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s