AS FESTAS E O DIABETES TIPO 1

DIABETES-FESTAS-ADOLESCENTES

As festas são uma atividade de convívio social importante para a criança e para o adolescente. Eles devem participar e aprender como se divertir sem problemas.

 

O adolescente geralmente tem condições para administrar melhor o controle da glicemia, tanto em relação aos alimentos quanto à necessidade de aplicar insulina. Se a festa durar muitas horas é interessante que leve o glicosímetro e que tenha orientações sobre o que fazer se a glicemia estiver alta ou baixa (aplicar insulina ou alimentar-se).

Em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, é importante que seja discutido com o médico previamente. Não deixe de conversar com o adolescente sobre essa possibilidade, ele não é diferente dos outros adolescentes. É melhor preparar-se adequadamente a ter problemas inesperados com hiperglicemia ou hipoglicemia. Não se esquecer de levar a identificação que é diabético.

Quanto às crianças é necessário um planejamento mais cuidadoso. Algumas dicas podem facilitar a participação da criança com diabetes em festinhas.

Elas devem ser adaptadas conforme a capacidade da criança cuidar-se sozinha, realizar sua automonitorização e aplicar insulina.

DICAS PARA FACILITAR A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA EM FESTINHAS

DIABETES-TIPO1-FESTAS

  • Conversar previamente com os adultos responsáveis pela festinha sobre a situação da criança. Procurar saber sobre o que será servido, para orientar a criança. Oferecer-se para levar refrigerantes sem açúcar.
  • Deixar uma pequena orientação sobre o que fazer em caso de hipoglicemia, como reconhecer, quais são os resultados considerados hipoglicemia e um telefone de contato entre vocês.
  • Conversar com o médico previamente sobre a possibilidade de dar uma dose diferente de insulina para o caso de ser consumida uma alimentação diferente, em ocasiões especiais.
  • Verificar a glicemia antes e após a festinha para ajustar as doses de insulina conforme o necessário e de acordo com a orientação prévia do médico.
  • Se houver a possibilidade do atraso do horário de alguma refeição, dar um lanche leve para a criança antes de ir para a festa, para evitar possíveis hipoglicemias.
  • Procurar orientar a criança sobre o que comer e a quantidade. Mesmo que ela não siga exatamente, será um treino e a sua glicemia poderá ser corrigida com insulina após a festinha, caso esteja aumentada.

Embora, normalmente, haja uma alimentação um pouco fora da rotina em festas, há também uma maior atividade física, o que pode ajudar na diminuição da glicemia. Por isso, é uma boa ideia levar o glicosímetro para a verificação da glicemia durante a festa ou para o caso dela se sentir mal.

Orientar a criança a pedir ajuda para os adultos responsáveis caso sinta-se mal.

É possível que alguns pais possam sentir-se constrangidos com esse preparo, mas a verdade é que a maioria das pessoas é totalmente desinformada sobre o assunto e por isso nem mesmo imaginam a possibilidade de haverem crianças com diabetes ou com outras necessidades especiais entre os convidados.

Essa informação deve ajudar a todos ficarem mais atentos às necessidades das outras pessoas, aprenderem como auxiliar uma pessoa com diabetes e permitir uma maior integração entre as crianças.

Para treinar, aos poucos…

Treinar a criança a perguntar sobre a comida e saber diferenciar o que ela pode comer ou não.

Manter uma lista de carboidratos com a criança para que ela possa consultar caso ela faça uso de um plano alimentar de contagem de carboidratos ou substituições e seja capaz de controlar sua alimentação e a dose de insulina a aplicar conforme sua alimentação.

Mais informações

Entendendo o Uso de Insulina

A Aplicação de Insulina – Guia Completo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s