O TRATAMENTO COM MEDICAÇÃO NO DIABETES

tratamento-medicacao-diabetesO tratamento do diabetes para ter sucesso deve incluir uma boa alimentação, a realização de atividades físicas e, em algumas situações, perder peso. Porém, quando essas medidas não são suficientes para controlar a glicemia o uso de medicações e/ou insulina pode ser necessário.

Nesta seção você encontrará informações detalhadas sobre as medicações usadas no tratamento do diabetes e a insulina, além de orientações para ajudá-lo a aplicá-la passo a passo e sem erro.

Medicações Usadas no Diabetes

Entendendo o Uso da Insulina

A Aplicação de Insulina – Guia Completo

 

2 Respostas para “O TRATAMENTO COM MEDICAÇÃO NO DIABETES

  1. Ola,
    Minha mãe inicio o uso de insulina há 11 dias, desde então ela tem passado muito mal, mexeu com todo metabolismos dela, ate a pressão que estava boa subiu. Já teve que ficar um dia em observação no hospital, pois a taxa chegou a 49.
    Retornamos ao endócrino a pedido da médica que a atendeu na emergência, mas ele foi irredutível mantendo as doses de insulina 4 vezes ao dia ( 30u, 5,u, 15u e 5u).
    A levei em outro endocrino que reduziu, passando para 2 vezes ao dia (15u e 5u), mas ela passou mal novamente ( a taxa chegou a 56 ). Enquanto aguardamos o retorno ao médico suspendi a insulina e a taxa tem ficado entre 113 e 149. Hoje ela iniciou um diet com orientação de uma nutricionista.
    Gostaria de saber se realmente é difícil chegar a dosagem certa de insulina? quanto tempo isso leva?
    Obrigada
    Alessandra

    Curtir

    • Olá Alessandra, obrigado por nos acompanhar! O início de utilização de insulina pode trazer algumas variações da glicemia, principalmente quando a medicação oral é suspensa. Podem ocorrer quedas das glicemias (hipoglicemias) ou aumentos exagerados das glicemias (hiperglicemias) e o médico terá que ajustar as doses de acordo com os valores da glicose. É muito importante ter uma alimentação adequada, as 3 refeições básicas (café da manhã, almoço e jantar) + lanche no meio da manhã, no meio da tarde e, em alguns casos, ceia (uma refeição pequena ou lanche) antes de dormir. Normalmente, a insulina de ação prolongada (lenta) é aplicada uma ou duas vezes por dia e a insulina de ação rápida, antes das refeições. É baseado nos resultados das glicemias após as refeições, que as doses de insulina rápida serão aumentadas ou diminuídas. Já os resultados da glicemia em jejum serão utilizados para ajustar a dose da insulina de ação lenta. É por isso, que o médico solicita que o diabético faça esses testes em casa para poder avaliar os seus resultados e fazer o ajuste das doses. Infelizmente não é possível saber quanto tempo esse processo demorará, mas é importante que a pessoa tenha uma melhora gradual durante esse tempo de ajuste. Suspender a insulina sem orientação médica não é indicado, porque irá atrapalhar o tratamento. Se continuar com hipoglicemias tente entrar em contato com o médico para ele orientar um ajuste de doses ou, se não for possível, procurar um serviço médico. Esperamos ter ajudado.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s