O DIABETES E OS CUIDADOS COM OS PÉS

diabetes-cuidados-pesProvavelmente você já ouviu falar que a pessoa com diabetes pode ter problemas nos pés, não é?

Realmente, a pessoa com diabetes há muitos anos pode ter problemas nos pés. Mas esses problemas podem ser evitados com um bom controle da glicemia e uma atenção especial para com os pés.

Isso mesmo! Porque é a ação da hiperglicemia ao longo do tempo que pode causar danos nas terminações nervosas do corpo, as quais são responsáveis por sensações como frio, calor, pressão, vibração e dor.

Essas sensações funcionam como um “alarme de segurança” para o nosso corpo. Por exemplo, quando sentimos dor, procuramos afastar a causa da dor para evitar um possível ferimento, ou então, ao nos encostarmos em algo quente, procuramos nos afastar rapidamente, para evitar uma queimadura.

Então, o diabético pode ter uma redução na sensibilidade dos pés, o que leva a um risco maior para ferimentos e outros problemas.

Como não somos acostumados a dar muita atenção aos pés, esses ferimentos podem passar despercebidos, tornando-se mais graves.

“É importante acostumar-se a olhar para os pés, diariamente”

Além dos danos nas terminações nervosas, a hiperglicemia afeta, também, os vasos sanguíneos, responsáveis por transportar o sangue.

Com isso, a capacidade de cicatrização e combate às infecções fica diminuída, dificultando ainda mais a recuperação dos ferimentos nos pés.

Portanto, o mais fácil e seguro é a prevençãoEla começa com um bom controle da glicemia e outras ações simples e diárias que podem evitar maiores problemas.

OS PÉS DA PESSOA COM DIABETES MERECEM ATENÇÃO ESPECIAL 

pé diabético

Sempre que perceber alguma mudança nos seus pés, sejam elas em relação à cor da pele, à temperatura, ao surgimento de qualquer ferimento, dor ou falta de sensibilidade, informe ao médico ou equipe de saúde, pois esses problemas devem ser investigados e tratados o mais breve possível.

Periodicamente, o médico ou outro especialista deve examinar os seus pés, mesmo que você não tenha nenhuma queixa.

SUGESTÕES PARA AJUDAR VOCÊ A CUIDAR BEM DOS SEUS PÉS

  1. Lave os pés, lembrando-se de lavar, gentilmente, entre os dedos, também.
  2. Inspecione, diariamente, os pés, procurando machucados, calos, regiões avermelhadas, inchadas, rachaduras ou qualquer outra anormalidade, inclusive entre os dedos.
  3. Use um espelho para facilitar a verificação da sola do pé. Se tiver algum tipo de dificuldade para enxergar peça ajuda a alguém.
  4. Passe creme hidratante, diariamente, nos pés, porém sem passar entre os dedos. Como essa região é geralmente mais úmida, o creme pode favorecer o aparecimento de micoses entre os dedos.
  5. Procure usar cremes neutros. Não use desodorantes para os pés.
  6. Inspecione sempre o interior dos sapatos antes de colocá-los. Procure objetos estranhos, deformidades ou algo escondido embaixo da palmilha que possa machucar o pé.
  7. Evite usar sapatos muitos desgastados e velhos. Se possível, não use os mesmos sapatos dois dias seguidos, procure alternar entre um ou dois pares.
  8. Nunca ande descalço, mesmo dentro de casa. Prefira o uso de chinelos ou pantufas que se prendam aos calcanhares, para que não escapem dos pés e que não causem pressão em nenhuma região do pé.
  9. Não use tesouras ou outros objetos pontiagudos para cortar ou limpar embaixo das unhas. Procure somente lixar as unhas.
  10. Procure um podólogo para cuidar dos seus pés, caso tenha alguma dificuldade para cortar as unhas, tenha unhas encravadas ou outros problemas, como calosidades.
  11. Evite banhos com temperaturas altas e banhos de imersão muito quentes.
  12. Seque bem os pés após o banho, não se esqueça de secar entre os dedos.
  13. Use meias feitas com materiais que facilitam a eliminação do suor e da umidade.
  14. Procure usar meias sem costura interna (para evitar áreas de pressão causadas pela costura) e sem elástico que apertem a perna, pois dificultam a circulação sanguínea.

 

COMO ESCOLHER E COMPRAR SAPATOS MAIS ADEQUADOS AOS SEUS PÉS

diabetes-comprar-sapatos

  1. Procure comprar os sapatos no final do dia. Nessa hora os pés estão um pouco inchados e os sapatos escolhidos serão os mais adequados aos seus pés.
  2. Os sapatos para esportes, como os tênis, devem ter palmilhas espessas e solas com redução de impactos e antiderrapantes.
  3. Procure comprar sapatos com colarinho acolchoado.
  4. Evite comprar sapatos com saltos maiores do que 2cm, para prevenir áreas de pressão na parte anterior dos pés.
  5. Verifique o interior dos sapatos, apalpe a sua parte interna à procura de costuras aparentes, dobras internas e deformidades.
  6. Procure comprar sapatos com a largura e altura adequadas para os seus pés, evite sapatos estreitos na parte da frente e que não tenham altura adequada, ou seja, que causem pressão na parte superior dos pés.
  7. Não comprar sapatos muito folgados, os pés não devem deslizar dentro deles. O ideal é que haja um espaço de cerca de 1 cm entre os dedos mais compridos dos pés e os bicos dos sapatos.
  8. Sapatos novos devem ser usados, inicialmente, por um período máximo de 2 horas diárias, e os pés devem ser examinados após esse período.
  9. Procure comprar sapatos macios, mas com boa proteção para as solas dos pés, a fim de evitar machucados e zonas de pressão nas solas.
  10. Para as pessoas que já tem algum problema nos pés existem sapatos feitos sob medida, adequados à situação de cada pessoa. Procure a orientação do profissional de saúde.

 

Ficou alguma dúvida? Pergunte-nos ou faça seu comentário no espaço no final da página!

Mais informações

Diabetes tipo 2 

As Complicações  Crônicas do Diabetes 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s