A hiperglicemia ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão elevados.
Muitas vezes ela passa despercebida, sem provocar nenhum sintoma e, por isso, muitas pessoas convivem com a hiperglicemia, apesar de ela causar sérios problemas para o organismo ao longo do tempo.
Não existe um valor exato para ser definido como hiperglicemia, ou seja, esse valor não é fixo. Da mesma forma, não existem sintomas específicos de acordo com o nível de hiperglicemia. Por exemplo, a glicemia em jejum normal situa-se entre 70 e 99mg/dl.
Uma glicemia em jejum de 190mg% é um valor alto, é uma hiperglicemia, porém se essa glicose tiver sido medida 1 hora após o almoço não será considerada tão elevada, pois nessa situação um valor de até 140mg/dl pode ser considerado normal. É provável que com essa glicemia o paciente não sinta nada.
Já com valores mais altos, acima dos 300mg/dl, pacientes com diabetes tipo 1 podem ter sintomas de náuseas, vômitos, desidratação e muito mal-estar. O mesmo não acontece com diabéticos tipo 2, que com esses níveis de glicose podem queixar-se apenas de visão um pouco embaçada, sensação de boca seca ou idas frequentes ao banheiro para urinar.
Por isso, é muito importante a realização de testes de glicemia capilar, para verificar como está a glicemia e poder controlá-la melhor.
As causas da hiperglicemia podem ser
- Alimentação com excesso de carboidratos
- Falta de insulina ou de medicação para o controle do diabetes
- Estresse
- Doenças e infecções
- Uso de alguns tipos de medicamentos, como corticosteroides
Sinais e sintomas mais comuns de hiperglicemia
- Urinar muito.
- Muita sede.
- Cansaço sem motivo aparente.
- Perda de peso.
- Hálito cetônico (cheiro de maçã velha).
- Náuseas ou vômitos.
- Desidratação.
O que fazer nos casos de hiperglicemia
- Fazer o teste de glicemia para confirmar a hiperglicemia. Verificar qual a orientação médica em relação à aplicação de insulina, conforme o resultado da glicose, se for o caso.
- Aplicar insulina ou aumentar a dose da medicação utilizada, conforme a orientação médica.
- Aumentar o consumo água. O aumento da ingestão de líquidos contribui para uma melhor hidratação, faz com que a pessoa urine mais, ajudando a eliminar o excesso de glicose pela urina (chamada glicosúria).
Ficou alguma dúvida? Pergunte-nos ou faça seu comentário no espaço no final da página!
Mais informações
Qual a funçao organica dos exercicios para melhorar o nivel de glicose?
CurtirCurtir
Olá Marcelo, obrigado por nos acompanhar. A prática do exercício físico aumenta o consumo de glicose pelos músculos, ajuda a reduzir a quantidade de gordura no organismo, melhorando a relação entre massa gorda e massa magra (músculos), o que reduz a resistência insulínica (“barreira” para ação adequada da insulina), diminuindo a necessidade de secreção de insulina pelo pâncreas (ou a redução da dose de insulina aplicada, se for o caso).
Veja mais informações sobre atividades físicas no link abaixo.
https://diabetesemduvida.com/2016/02/23/atividades-fisicas-e-o-diabetes/
Esperamos ter ajudado.
CurtirCurtir