DIAGNÓSTICO RECENTE DO DIABETES MELLITUS

diabetes-mellitus

Receber o diagnóstico de diabetes pode ser muito difícil. Dúvidas e ansiedades surgem com essa notícia. Porém, você não está sozinho.

Só no Brasil, existem 12 milhões de diabéticos, e cerca de 328 milhões no mundo.

Essa população enorme e crescente gera uma necessidade constante de pesquisas e estudos sobre o diabetes seja em relação a tratamentos e a novos métodos de controle, como em busca da cura.

Se você foi diagnosticado, significa que você pode iniciar o seu tratamento e assim prevenir o aparecimento de complicações futuras do diabetes.

Afinal, cerca de 50% dos diabéticos do mundo permanecem sem diagnóstico e consequentemente sem tratamento, aumentando os seus riscos para terem as doenças causadas pelas altas taxas de glicose no sangue.

O primeiro passo para desfrutar de uma vida saudável com diabetes é informar-se e o segundo , é estar aberto a mudanças no seu estilo de vida, principalmente em relação à alimentação e a atividade física.

O conhecimento traz tranquilidade e dá condições para discernir o que é certo do que é enganoso e o fato, do boato, em relação ao diabetes.

Compreender o que é o diabetes e como ele afeta o seu organismo é muito importante para ajudar você e a equipe médica definirem o tratamento mais adequado para o seu caso.

Hoje existe um tratamento eficaz para o diabetes com medicações e testes que possibilitam fazer um controle melhor da doença, situação muito diferente de anos atrás, quando as pessoas simplesmente adoeciam e não tinham um tratamento adequado para evitar as complicações da doença.

Questionamentos sobre os motivos para isso ter acontecido, sentimentos de raiva, revolta e depressão são comuns e compreensíveis. Conversar com amigos e familiares que tenham uma atitude positiva sobre o problema pode ajudar.

As associações e instituições dirigidas aos diabéticos podem fornecer apoio e informações necessárias. Além disso, podem facilitar o contato com outras pessoas com diabetes, possibilitando a troca de experiências tão importantes para desenvolver estratégias de enfrentamento da doença.

O acompanhamento com um psicólogo ou um psiquiatra também pode ser necessário em algumas situações.

É importante buscar toda a ajuda disponível. 

Esse é um processo de conhecimento entre você, o seu médico e a equipe de saúde. Pergunte, não tenha vergonha de parecer insistente, busque informações, esclareça suas dúvidas.

No início serão muitas informações para você entender e gravar. Respire fundo. Nada como um dia após outro. Aos poucos tudo vai se tornando mais familiar e rotineiro.

O controle do diabetes ficará mais fácil e você perceberá que é possível ter uma vida saudável e normal mesmo com o diabetes.

Ficou alguma dúvida? Pergunte-nos ou faça seu comentário no espaço no final da página!

Se você gostou desse post, por favor, ajude-nos a divulgá-lo, curta e compartilhe-o!

Obrigado 🙂

Mais informações

Estar bem com o Diabetes – Entender o Diabetes

Tratamento com Medicação no Diabetes

Cuidados Importantes no Diabetes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s